Em uma era de disrupção digital, a mudança é inevitável e acelerada. Como você escolhe responder, adaptar e transformar será a diferença entre sucesso a longo prazo e fracasso.

 

 

A recente crise do COVID-19 acelerou a necessidade de as empresas se transformarem. Mas o desafio fundamental permanece: é difícil se tornar algo diferente do que você é hoje.

 

A razão pela qual a transformação é difícil - seja transformação digital ou algum outro tipo - é que as empresas inevitavelmente enfrentam barreiras culturais significativas, onde velhas mentalidades, comportamentos e falta de habilidade acabam por paralisar as coisas. Daí o famoso adágio atribuído a Peter Drucker: “a cultura come a estratégia no café da manhã”.

 

Então, como as organizações de hoje podem lidar com as barreiras complexas e amorfas à transformação que chamamos de “cultura” enquanto guardam seu café da manhã? A resposta é estabelecer um Transformation Management Office (TMO) eficaz .

TMO.png
7d68cbf92ea547a68bc88d508f7bc689.gif
TMO2.png

A partir de nossa experiência em tópicos de digitalização, identificamos os três principais imperativos para a Gestão de Mudanças em transformações digitais bem-sucedidas, para que melhor se navegue no processo de mudança:

INSTITUIR  ABORDAGEM INTEGRADA À GESTÃO DA MUDANÇA incorporando fatos tangíveis com as interações sociais intangíveis ao longo da jornada de formação transitiva digital – da concepção à implementação.

 ADAPTAR  As ALAVANCAS CLÁSSICAS DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS AO CONTEXTO DA DIGITALIZAÇÃO.

O conjunto de alavancas para a Gestão de Mudanças – composto por liderança, equipes, cultura, história de mudança, comunicação, treinamento, transição de papéis e organização de aprendizagem – permanece o mesmo, mas deve estar atento aos requisitos da digitalização.

 VIVER ABORDAGEM ÁGIL DE GESTÃO DE MUDANÇAS, dado o contexto de desafios tecnológicos e de pessoas que levam à evolução dos estados-alvo. Os humanos muitas vezes se comportam e reagem de maneiras imprevisíveis. Assim, a Gestão de Mudanças deve antecipar e adaptar-se às mudanças de situações para permanecer eficaz. Ágil significa ser flexível o tempo todo para atender às necessidades atuais sem comprometer a visão.

PMO TMO.png